terça-feira, 18 de agosto de 2009

Webcurrículo: discussões e caminhos para sua implantação

As tecnologias não são apenas um suporte, hoje elas podem se converger com várias linguagens e áreas, dentre elas a educação. Este é o objetivo do WebCurrículo, desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo, Linha Novas Tecnologias, coordenado pela professora da PUC-SP Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida.

As novas tecnologias na educação devem reformar o sistema tradicional de ensino, resultando em sua atualização constante, facilitando o ato de ensinar dos educadores e o aprendizado dos alunos.

Porém é difícil mudar a tradicional grade escolar em relação ao governo. De acordo com a pesquisadora do Webcurrículo Renata Aquino Ribeiro: "É sempre um dilema com os órgãos públicos. A gente luta contra a própria essência do currículo escolar, que é contra as mudanças", diz. "Não existe escola sem currículo, mas é preciso sair do tradicional e evoluir".

O Governo Federal tem o projeto UCA (Um computador por Aluno), que foi implantado em estados como SP, RS, RJ, TO e DF. Dados referentes à este projeto se encontram na tese de mestrado de Renata Kelly da Silva, cujo tema foi “O Impacto Inicial do Laptop Educacional no Olhar de Professores na Rede Pública de Ensino”, que comprova um desenvolvimento crescente na educação dos alunos onde o projeto se instaurou.

Para saber mais sobre a tese de mestrado de Renata Kelly da Silva ou sobre sua defesa que acontecerá no dia 26/08, mande um comentário aqui no blog do Mov.e.

Para conhecer mais sobre o Webcurrículo, conheça o blog. Já para ler a reportagem completa das Novas tecnologias, novas formas para aprender, basta entrar no site do Instituto Claro.

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